O site de notícias Cybernews divulgou que cerca de 16 bilhões de dados de login foram vazados. Essas informações estão em mais de 30 grupos de dados diferentes, por isso não é possível saber exatamente o numero de logins vazados, já que pode haver repetições entre os conjuntos.
Os dados expostos não pertencem exclusivamente a uma única plataforma, fazendo com que seja difícil saber os tipos de conta afetados, mas os pesquisadores identificaram o vazamento dos dados de login dos seguintes provedores de serviço:
- Facebook;
- Google;
- Apple;
- GitHub;
- Telegram;
- Diversos serviços governamentais.
O volume de dados e a diversidade de fontes indica a possibilidade de roubo por meio de malwares. Não foi possível determinar uma localidade afetada pelos vazamentos, mas as informações disponíveis indicam que grande parte são de populações que falam a língua portuguesa.
Outro dado importante divulgado pelos pesquisadores é que os dados são recentes e não de outros vazamentos anteriores.
Quais os perigos dos vazamentos de dados?
Os dados permitem uma variedade de tipos de golpes digitais, como por exemplo:
- Campanhas de phishing;
- Roubo de contas;
- Ataques de ransomware;
- Comprometimento de contas empresariais.
Portanto não só pessoas físicas devem ficar atentas com esse vazamento de dados, mas também negócios de todos os portes.
Como se proteger de vazamentos?
A primeira e mais urgente atitude que você deve tomar é alterar todas as suas senhas, lembrando de não utilizar a mesma senha para diversos locais e criar senhas complexas que misturem números, letras e símbolos.
Para garantir uma maior proteção, indicamos também:
- Utilização de um gerenciador de senhas;
- Ativação da autenticação de dois fatores (2FA);
- Monitoramento da atividade da conta;
- Contato imediato com o suporte em casos de atividades suspeitas.
A Inconnet também oferece serviços de cybersegurança para empresas, tornando o roubo de dados e invasões mais difícil. Entre em contato agora e saiba como podemos ajudar a proteger o seu negócio!