Com o processo de digitalização das atividades da empresa, a Tecnologia da Informação se tornou uma peça-chave para os negócios. Consequentemente, a manutenção e a correção de falhas das ferramentas tecnológicas se tornam tão importantes quanto os próprios recursos. É por isso que as organizações também devem se preocupar com o suporte de TI.
Ter acesso a serviços especializados, que auxiliam na avaliação de riscos, na gestão de TI, na resolução de problemas e na prevenção de falhas é valioso para as empresas. Afinal, permite que os sistemas e equipamentos sigam em pleno funcionamento, favorecendo a rotina interna da organização, a experiência dos usuários e os objetivos do negócio.
Neste artigo, saiba como o suporte de TI especializado ajuda a prevenir e lidar com os mais variados problemas que podem afetar as operações da sua empresa!
O que é suporte de TI e quais as suas funções?
O suporte de TI é um serviço que oferece assistência à gestão de sistemas e equipamentos tecnológicos utilizados na empresa. Trata-se da responsabilidade de garantir o funcionamento correto do software e do hardware instalado, impedindo que a rotina interna do negócio seja afetada.
O suporte oferece uma visão técnica sobre o estado da infraestrutura de TI, com a finalidade de assumir funções como:
- atualizações de software e hardware;
- resolução de problemas;
- recuperação de dados;
- backup;
- limpeza;
- monitoramento de segurança.
Quais os tipos de suporte de TI?
É interessante saber que não existe apenas uma maneira de cuidar da infraestrutura tecnológica de um negócio. As empresas de suporte de TI podem adotar diferentes especialidades para atender às mais variadas demandas das organizações parceiras.
A seguir, entenda quais são os diferentes níveis de aplicação dos serviços de suporte de TI!
Help desk
O help desk é o tipo de suporte em que os profissionais especializados em TI auxiliam as empresas com ocorrências que podem surgir no cotidiano. Sendo assim, vão atuar com atividades do dia a dia e precisam ser acionados rapidamente, a fim de evitar complicações na rotina do negócio.
Algumas das atividades desempenhadas pelo help desk são a solução de dúvidas, ajustes e configurações de sistemas e correções simples. Nesse caso, ter o contato rápido com o canal de comunicação das empresas de suporte de TI é essencial para receber o apoio necessário.
Service desk
O service desk, por sua vez, tem papel essencial na resolução de problemas de maior complexidade. Por esse motivo, as equipes de TI que atuam nesse setor contam com alta expertise e experiência para solucionar os mais variados casos.
No atendimento de service desk, o suporte de TI parte de especialistas no funcionamento dos sistemas. Com isso, faz análises profundas na infraestrutura de Tecnologia da Informação, a fim de averiguar o estado, identificar problemas, oferecer soluções e prevenir novas ocorrências.
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Redes ou segurança
Existe também o suporte técnico de TI em áreas específicas. Um exemplo disso é o atendimento para o gerenciamento de redes, que vai cuidar da conectividade da empresa e dos componentes que garantem a interconexão dos sistemas e equipamentos.
Já o suporte de segurança vai realizar procedimentos avançados para proteger os dados e elevar a defesa cibernética. Nos times desse tipo de serviço existem especialistas em proteção da informação e prevenção a vulnerabilidades e ameaças digitais.
Qual a importância do suporte de TI especializado para as empresas financeiras?
O suporte de TI corporativo tem um papel ainda mais importante no setor das finanças, que é bastante sensível. Problemas de segurança de dados podem acarretar perdas milionárias às empresas, que atingem cerca de US$ 4,88 milhões por ano, de acordo com o estudo Relatório de Custo de Violação de Dados, realizado pela empresa Ponemon Institute com a IBM Security.
As empresas financeiras também lidam com dados sensíveis da própria organização e de seus clientes. Sendo assim, o funcionamento correto da infraestrutura de TI favorece a proteção e a atuação em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Indo além da segurança, o suporte de TI especializado permite o funcionamento regular dos equipamentos da empresa. Com isso, é possível manter a produtividade e o planejamento de ação do negócio. Nesse caso, a tecnologia entra como recurso para atingir os principais objetivos empresariais.
Quais são os principais benefícios de contar com um suporte de TI?
Um negócio que se preocupa em investir no suporte especializado de TI também pode desfrutar de uma série de vantagens. Isso porque tem acesso a uma tecnologia relevante e que atua a favor da empresa.
Conheça os principais benefícios de buscar o suporte de TI especializado e por que vale a pena continuar investindo nesses serviços!
Redução de custos
Um levantamento da RD Station aponta a importância da tecnologia na redução de custos e no aumento da eficiência operacional. Isso porque os recursos tecnológicos ajudam a estruturar equipes, otimizar processos e automatizar tarefas, de modo a elevar a produtividade e fazer a manutenção das metas da empresa.
Prezar pelo bom funcionamento da infraestrutura tecnológica da organização é também uma estratégia para a redução de custos. O suporte de TI, que oferece atendimento personalizado e de prontidão, tem o que a empresa precisa para manter as atividades, prevenir problemas que podem gerar prejuízos.
Vale a pena destacar que o suporte de TI especializado ajuda também a prolongar a vida útil dos recursos tecnológicos. Desse modo, permite diminuir gastos com substituição de equipamentos e sistemas na empresa.
Governança
O suporte especializado em TI também é útil para a mitigação de riscos e a garantia de uma boa governança. A tecnologia é uma grande aliada na tomada de decisões, e o funcionamento adequado dos recursos pode auxiliar na obtenção de insights, análise de dados e gestão de processos relevantes para a gestão dos negócios.
Estratégia
O suporte de TI também pode fazer parte da estratégia da empresa. Por ter uma atuação dinâmica, permite atualizar os sistemas e trazer novas tecnologias úteis para a atuação organizacional. Com uma parceria ativa, é possível manter os processos atualizados e adotar as melhores práticas de inovação e digitalização.
Em outras palavras, as empresas financeiras podem desfrutar de uma série de vantagens na gestão ao ter o apoio de um suporte de TI especializado. De segurança a estratégia, os benefícios são diversos para promover melhores resultados e diminuir os riscos.
O suporte especializado em TI tem uma visão técnica e estratégica para solucionar problemas e apresentar novas ideias para a gestão dos negócios. Entre em contato com a Inconnet e saiba como investir cada vez mais em tecnologia de qualidade!